sábado, 2 de junho de 2012

Carne vermelha faz muito bem...

Nos últimos 25 anos, milhões de pessoas foram levadas a crer que a alimentação ideal deveria ser à base de carboidratos, com baixo índice de gorduras e proteínas. Alguns se tornaram vegetarianos, outros passaram a preferir alimentos como frango, peito de peru e peixes. Carne vermelha, jamais! Atletas se convenceram de que um bife era mais perigoso do que um anabolizante. 

A verdade é que se tornou difícil manter a musculatura em forma fazendo esse tipo de dieta. Com a ingestão cada vez menor de proteínas, o consumo de drogas químicas para os que pretendem moldar o corpo cresceu dramaticamente. As pessoas também passaram a ter dificuldade em manter o peso com uma alimentação rica em carboidratos, e pobre em proteínas. O índice de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes só cresceu. 

Se você faz parte da turma que privilegia o carboidrato e acha que carne vermelha coloca a saúde em risco, é hora de rever suas convicções. Vamos a uma lista de suas vantagens, inclusive para quem quer ganhar músculos e ter bons resultados na academia: 1) É rica em proteínas, fosfato e aminoácidos que não se encontram em proteínas vegetais. Os vegetarianos me desculpem, mas proteína vegetal não basta para aumentar a força e manter boa performance muscular. 2) Tem mioglobina, que promove o transporte de oxigênio para as células musculares, permitindo exercícios físicos intensos, maior clareza mental e sensação de bem-estar. 3) É superior a frango e peixe como alimento antidepressivo, devido à alta concentração de fenilalanina. Este aminoácido ainda reduz o apetite. 4) Contém ácido linoleico conjugado (CLA), que ajuda a perder peso, queimar gordura e ainda aumenta as defesas do corpo contra o câncer. 5) Possui boa quantidade de creatina, composto que ajuda a restaurar nossos músculos após o exercício e faz com que tenhamos energia para mais repetições da atividade. 6) Diminui alterações de humor, compulsão alimentar e combate a resistência à insulina. Sendo assim, é ótima na prevenção e tratamento do diabetes.

Tratamos, em grande parte, das vantagens da carne vermelha para atletas, que vivem no limite do esforço físico. Agora, projete todos esses benefícios para pessoas comuns: aumento da disposição, combate à depressão e melhoria das defesas contra o câncer e o diabetes. É claro que seu consumo não pode ser excessivo. Mas o que não se pode aceitar é que a carne vermelha seja simplesmente banida com base em argumentos que não levam em conta os benefícios desse alimento tão importante. 

* Wilson Rondó Jr é cirurgião vascular e autor do livro Sinal Verde para a Carne Vermelha (Editora Gaia)