sábado, 1 de dezembro de 2012

ME PERGUNTO SE OCUPEI BEM O DIA OU O DESPERDICEI...


Hoje resgatei uma pratica que algum tempo tinha deixado de lado, fui a padaria e tomei um ótimo café com um relativo e saudavel “Bauru” e pensando no cotidiano, decidi comprar um jornal, pois se me lembro bem, fazia mais ou menos uns 2 anos que não ia até uma banca de jornal e dar umas bisbilhotadas nas revistas, gibis e aquelas que na minha geração era a sensação, gibi em formato americano com “papel” especial e tinta brilhante (suspiros).
Após uns vinte minutos peguei um Estadão e pedi uma bolsa de feira para levar o jornal (risos, brincadeira), ae fui a segunda parte do meu plano, encontrar um lugar bacana para me sentar tranquilamente e folear o meu recém comprado e “pesado” jornal, e assim tentar matar a rotina, passei pela primeira praça e fiquei meio intimidadado em pedir educadamente a alguns usuarios de “dorgas”, que me cedesse uma mesinha e um banco para que eu pudesse dar uma lidinha rapida, nem ia demorar muito, mas, enfim! Sai em uma nova busca e quem sabe encontrar uma mesinha, e torcendo que não tivesse um velhinho jogando domino, o tempo já meio abafado, começei a suar e já intimamente a me questionar, se seria uma boa ideia esta minha empreitada, começei a imaginar, bom! Tenho um sofá macio e uma sala bem arejada, mas, logo me repreendi e disse a mim mesmo,
  • Se continuar com esta ideia, demorarei mais 2 anos para ler um jornal impresso, sentado em uma praça arborizada.
Tudo acertado intimamente, lembrei de uma praça ao lado do batalhão da PM, e pernas pra la, e logo que comecei a ler as matérias de capa, li algo que me chamou a atenção, um destaque para um texto do meu querido e primeiro autor, Marcelo Rubens Paiva “Occupy me”
Apos ler a matéria me identifiquei no ato, ele foi ironico com ele mesmo e dizia sobre, como temos a coragem de deixar de andar, ou fazer coisa mesmo que pequenas, ler um livro, fazer um curso on-line, ir a um teatro mais a noite, ou mesmo a um restaurante, pois São Paulo nos da esta opção, outra sugestão que ele passou ligue para uma amigo, ae já me veio a mente uma amiga, que na noite anterior discutiamos isso, sobre a musica do Oswaldo Montenegro – A Lista, que muitos amigos se passaram na vida de cada um e quantos tem agora? E continua com o contato!? (fui obrigado a baixar o álbum do OM, mas, prometo que compro um original), e pensando sobre isso, descobri que tenho só um amigo, que mora no Paraná, pois conhecidos, colegas de farra, amigos de mesa, ou quando precisa de algo, ae tenho muitos (suspiros), mas o legal de tudo isso?
Fiz uma reflexão, não joguei meus momentos na “lata do lixo” pois segundo Paiva, temos somente uma vida (há controversas) e não devemos ficar de frente a televisão com o controle na mão e vendo outro dia passar, desperdiçando a raridade que e a vida.
Amanhã tentarei fazer algo diferente, catalogarei os meus livros, se a chuva der uma tregua, pintarei o meu apartamento para o final de ano.
Ou me agarrarei a ideia de que temos mesmo outras vidas pela frente, e evitarei a culpa de não fazer nada e não estragarei a resto da semana que esta por vir.

O homen que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida. Charles Darwin.