quarta-feira, 21 de abril de 2010

“O segredo do sucesso é saber culpar os outros”





ter, 20/04/10
por Thiago Cid |


O senhor desmotivação. Para Lawrence Kersten, as pessoas são 
infelizes no trabalho porque acreditam que ele pode dar satisfação
Kersten, o senhor desmotivação. Para ele, infelizes são os que esperam satisfação do trabalho
Tentar se sentir motivado e otimista é uma atitude legítima de qualquer um que pegue no batente. Em tese, quando trabalhamos animados produzimos mais e melhor, e aumentamos nossas chances de ganhar mais dinheiro e trabalhos futuros mais estimulantes. As empresas acreditam no mesmo, e tentam motivar os funcionários. Para o doutor em comunicação organizacional Lawrence Kersten, todos que tentarem vão falhar miseravelmente.
Kersten é a personificação do cinismo, como muitos dos críticos profissionais e amadores da indústria da motivação profissional, mas tem um enorme diferencial em relação a maioria deles: descobriu como ganhar dinheiro com esse cinismo todo (já chegaremos a esse ponto).
Ele afirma que o trabalhador de hoje é levado a cultivar um narcisismo que o ilude com a promessa de sucesso, se houver empenho e boa vontade. “A verdade é que poucos empregos realmente dão satisfação. A maioria das pessoas têm de realizar trabalhos que não dão recompensas materiais ou espirituais”, diz.
No coração do problema estaria o discurso das empresas, que insistem em chamar o empregado de “talento”, “liderança” ou coisa semelhante. Com os estímulos motivacionais, a companhia daria ao funcionário alguma energia para seguir executando tarefas sem reclamar muito, e o ajudaria a cultivar sonhos irrealizáveis, que não condizem com o talento que ele geralmente possui.
Doloroso? Eu acho divertido. Para Kersten, é também lucrativo. Essa diferença entre discurso e realidade o levou a investir no ramo da desmotivação. Depois de lecionar por anos em diversas universidades americanas, como City University of New York e Southern California University, ele deixou a academia e se juntou a uma nascente empresa de software, em 1995. Passado pouco tempo, ele e dois colegas perceberam que estavam isolados na empresa por não pertencerem ao “clube dos engenheiros”. Um dia os três se viram praguejando contra a companhia, com um livro com belas fotos motivacionais aberto na mesa em frente. Os três começaram a fazer paródias com as fotos e fundaram a Despair Inc, para vender artigos bem-humorados sobre as enganações do mundo do trabalho. A empresa também publicou o livro The Art of Demotivation, um manifesto de Kersten contra a indústria motivacional.
Agora, aproveito para subverter a subversão: a própria história de Kersten não tem todos os ingredientes de um casinho de auto-ajuda? Ele havia trocado de carreira, deu-se mal com isso, passou por um momento de frustração e isolamento na nova empresa – e no momento ruim encontrou inspiração e garra para partir para outro trabalho, criativo e bem feito, que dá a ele prazer e dinheiro. Valeu pela dica, Kersten.
E você, fica mais ou menos animado ao ler as mensagens desmotivacionais?














Sempre se lembre de que você é único. Assim como todo mundo















O segredo do sucesso é saber quem culpar pelas falhas















Nunca houve tanta gente com tão pouco a dizer dizendo tanto para tão poucos


http://colunas.epoca.globo.com/trabalhoevida/2010/04/20/o-segredo-do-sucesso-e-saber-culpar-os-outros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário