sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O incrível mundo animal...

Qual o animal mais incrível que você conhece?

Incrível.
Essa é a palavra que descreve esse minúsculo, esse ínfimo animal. Por menor que seja seu tamanho, suas capacidades são assombrosas.

Descoberto em 1773, por J.A.E. Goeze, esse animal de apenas 1mm de altura pode suportar pressões de 6000 atm, o que é em muito superior àquela suportada pelos peixes abissais. E o outro extremo? Suporta o vácuo do espaço sobrevivendo por até 10 dias! Repito: 10 dias!

Temperatura? Bem, constatou-se suportar temperaturas desde -271ºC (muito próximo ao zero absoluto, ou 0K) até 200ºC. Um alcance realmente inusitado.

Agora, pensemos, suportando essa gama de temperatura e pressão, onde será encontrado? Literalmente em qualquer lugar do planeta. Desde fundo do oceano até às montanhas mais altas do globo. Mas o mais comum é encontrar espécies vivendo em líquens e musgos.

E apesar de seu tamanho, podem viver mais de um século. Qual o segredo da proeza? Suspensão das funções vitais em processo criptobiótico.

Os ursos d'água, como também é conhecido esse extremófilo, podem suportar radiações extremamente elevadas, sendo os mecanismos atráves dos quais efetuam tal façanha objeto de estudos, uma vez que suportam 1000 vezes mais radiação que um ser humano (5000Gy), suportando com tranquilidade os níveis de radiação (e previamente citado de pressão) encontrado no espaço.
Fonte:
http://reflexsol.blogspot.com.br/2012/09/tardigrado.html

Saiba mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tardigrada
http://tardigrades.bio.unc.edu/tardigrades/
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/extremofilos_sobrevivem_as_condicoes_adversas_do_espaco.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u442937.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário