quinta-feira, 11 de março de 2010

10 dicas para recolocação profissional

Achei muito util... e sem duvida serve ate pra mim... boa sorte a todos.


Fonte: Portal Exame
Redação Brasil Profissões

O Portal Exame lançou uma matéria interessante, com dez dicas preparadas pela consultoria Korn/Ferry, sobre como se comportar para conseguir uma recolocação profissional em meio a crise.


As dicas são:

1) Não fique parado: comece a procurar novas oportunidades o mais rápido possível. Altos executivos podem demorar mais para encontrar uma vaga, com o tempo de procura podendo chegar a um ano. 

2) Trate a procura de emprego como um emprego: estabeleça um cronograma e se responsabilize pelo seu cumprimento. 

3) Esteja aberto a oportunidades: as empresas estão cortando custos fixos, mas podem ter oportunidades de consultoria para projetos ou especialidades de nicho, compensando o número menor de funcionários. Esses trabalhos, além de lhe conferirem uma renda, servem como uma vitrine para suas habilidades e podem movê-lo para a frente da fila quando começarem as contratações. 

4) Não crie raízes: com a evolução das indústrias, as oportunidades de carreira migram. Saiba para onde estão indo os cargos da sua área e esteja disposto a se mudar de cidade em busca da oportunidade certa. 

5) Seja paciente: demonstrar ansiedade excessiva a um possível empregador só diminuirá seu valor. E certamente você não quer pular de um cargo precário para outro. O trabalho dos sonhos, no entanto, será difícil de ser encontrado no mercado atual. 

6) Seja flexível: não fique obcecado por remunerações ou títulos. Aceitar um nível de remuneração ou título abaixo do seu ideal pode ser vantajoso. Se você superar as expectativas, o título e o salário se ajustarão com o tempo. 

7) Mantenha-se informado: fique por dentro das últimas notícias, tendências e tecnologias importantes no seu setor. 

8) Mantenha-se em forma: não negligencie a saúde e a alimentação, que geralmente sofrem com o estresse da procura de um novo emprego. 

9) Abuse de todos os recursos: há diversos sites e ferramentas gratuitos para ajudar quem procura um emprego. Procure sua universidade, organizações profissionais, grupo de veteranos ou outras afiliações que você tenha. 

10) Faça contatos: nada substitui os relacionamentos pessoais ao procurar oportunidades de carreira. Sites de relacionamento como Orkut, LinkedIn e Facebook ajudam nessa tarefa. 

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário